Pouco mais de um mês após o MVRDV ter divulgado sua nova estrutura urbana temporária - uma escadaria de 180 degraus e 29 metros de altura - no centro de Roterdã, o projeto foi oficialmente inaugurado. Aqueles que subirem na estrutura encontrarão um mirante temporário voltado para a estação central de Roterdã, um bar e a reabertura temporária do cinema Kriterion, fechado em 1960.
O edifício no centro desta instalação é o Groot Handelsgebouw – um dos primeiros grandes edifícios a serem construídos após o bombardeio da cidade na Segunda Guerra Mundial. De acordo com o escritório, o sistema de andaimes empregado na construção da escadaria representa "um gesto" pelo 75° aniversário da reconstrução da cidade após o desastre.
Desde que o escritório divulgou o projeto, admitiu que o West8 - outro escritório de Roterdã - criou uma escadaria temporária, também com andaimes, que acessava a cobertura de Las Palmas - outro edifício histórico da cidade. O MVRDV, que reconhece que "há similaridades entre as duas escadarias", deram o crédito da ideia a Adriaan Geuze e o West 8.